entenda os diferentes perfis dos viajantes gstronômicos

Atividades de turismo gastronômico tem ocupado um papel cada vez mais relevante na agenda dos viajantes.

Por muito tempo a busca por experiências através da comida se concentrou em guias e listas de restaurantes, mas hoje em dia não é bem assim. Com o boom do entretenimento de experiência e a facilidade de acesso à informação através de mídias sociais, muitas pessoas têm procurado mais do que uma lista de restaurantes e este grupo de viajantes gastronômicos se expandiu consideravelmente.

Mas quem são eles e o que eles buscam?

Leia também: Afinal, o que é Turismo Gastronômico?

A motivação dos viajantes gastronômicos

Estes viajantes buscam experiências que vão além do paladar. Procuram experiências que tragam conhecimento e entretenimento através de atividades que envolvem comida e bebida. Para o viajante gastronômico, a oferta deste tipo de atividade é fator decisivo na escolha de um destino.

Porém, mesmo que a gastronomia não seja o principal fator de decisão na escolha de um destino, para muitos viajantes, o interesse em produtos de turismo gastronômico ainda é bem relevante.

Assim, o turismo gastronômico se aplica a todo turista que inclui no planejamento de sua viagem atividades que exploram a culinária local.

Você conhece o seu “novo” cliente?

Os viajantes gastronômicos têm demandas e interesses específicos. O primeiro passo para atrair estes tipo de turista é conhecer quem são eles. Conhecer os diferentes perfis destes viajantes, ajuda a compreender as suas preferências, o tipo de informação que se interessam e quais atividades do turismo gastronômico tendem a participar.

Definir o seu buyer persona é essencial para desenvolver um bom plano de marketing e atender às expectativas do cliente.

Os perfis dos viajantes gastronômicos

É possível segmentar os viajantes gastronômicos de diferentes maneiras. Listamos aqui alguns dos principais grupos que podem ser relevante para o seu negócio.

Gourmet Requintado

Este viajante gosta de comer e beber bem com exclusividade e qualidade. Não cozinha necessariamente, mas é bastante crítico no paladar e está disposto a pagar um preço premium pela experiência em estabelecimentos renomados e com boa avaliação.

Não importa se a oferta está relacionada com a cozinha internacional ou local, preza uma experiência única e diferenciada.

Principais atividades:

  • Restaurantes renomados;
  • Visitas a produção de bebidas (ex. destilarias, vinícolas, cervejarias);
  • Atividades de degustação.

Entusiasta Gastronômico

São os foodies, pessoas que gostam de falar sobre comida, de assistir programas relacionados, adoram restaurantes da moda e muitos gostam de cozinhar ocasionalmente.

A apreciação de comida e bebida se concentra mais no paladar, gostam de experimentar comida local, se aventuram com pratos exóticos, conhecem alguns ingredientes, mas não buscam muita informação além disso.

Principais atividades:

  • Restaurantes da moda;
  • Aulas de culinária;
  • Visitas guiadas a mercados e centros gastronômicos (food tour);
  • Festivais Gastronômicos.

Entusiasta Gastronômico Culturalmente Engajado

São pessoas que se identificam com a frase “comida é cultura”. Gostam de ampliar seu conhecimento sobre determinada região através de experiências gastronômicas. Adoram descobrir um ingrediente novo, melhor ainda se quem o apresentou foi uma pessoa local.

Quando se engajam em atividades do turismo gastronômico, procuram autenticidade, conhecimento, conexão com a cultura e comunidade local. Normalmente estão dispostos a experimentar novos sabores e se interessam pela história por trás do alimento.

Principais atividades:

  • Restaurantes locais;
  • Aulas de culinária;
  • Visitas guiadas a mercados e centros gastronômicos;
  • Atividades ‘farm to table’ e visitas a produtores locais;
  • Refeições com pessoas locais;
  • Atividades de degustação;
  • Festivais Gastronômicos.

Aventureiro

Grande parte dos aventureiros também são engajados com a cultura local, mas possuem uma motivação adicional que é sair da rota turística. Em sua maioria, preferem atividades independentes. Nem sempre a comida é a sua maior motivação, mas faz parte da aventura. Exploradores, não se intimidam em experimentar novos sabores e pratos locais.

Principais atividades:

  • Restaurantes locais;
  • Refeições com pessoas locais;
  • Food tour independente baseado em recomendações locais;
  • Visita a produtores locais e fazendas;
  • Festivais Gastronômicos.

Entretenimento social

Viajantes que utilizam o turismo gastronômico como entretenimento e uma oportunidade para socializar. A principal motivação é preencher a agenda com atividades fora de sua rotina.

No geral são pessoas que gostam de se sentir seguras em relação ao alimento, não fazem questão de experimentar pratos com sabores mais exóticos. Frequentam restaurantes e atividades com boas avaliações sem se arriscar muito e estão dispostos a pagar um pouco a mais para isso.

Principais Atividades:

  • Restaurantes bem avaliados;
  • Aulas de culinária;
  • Visitas guiadas a mercados e centros gastronômicos;
  • Atividades de degustação;
  • Visitas a produção de bebidas (ex. destilarias, vinícolas, cervejarias).

Atraia seu público-alvo

Você reconhece seus clientes dentro de cada um destes perfis? O que você faz para atrair ou atender as expectativas de cada um?

Entender o seu público-alvo é muito importante para elaborar uma estratégia de marketing efetiva. Os interesses são diferentes e seu material de marketing precisa conversar com o perfil de cliente que você quer atrair. Além disso, muitas vezes perfis diferentes participarão da mesma atividade, como por exemplo em um food tour. É importante reconhecê-los rapidamente e estar preparado para atender as expectativas de cada um.

Você responde as avaliações online? Veja dicas sobre como lidar com avaliações negativas.


COMO PODEMOS TE AJUDAR

Ícone que representa o serviço de consultoria e mentoria de negócios para desenvolvimento do turismo gastronômico

Consultoria & Mentoria

Icon representing the creation of content for gastronomy, food and travel tourism

Criação de Conteúdo

Ícone que representa o serviço de Palestras e Workshops sobre Turismo Gastronômico e de Experiência

Palestras & Workshops

Ícone que representa o serviço de curadoria de experiências de turismo gastronômico

Curadoria de Experiências

Ícone que representa os cursos online de turismo gastronômico e marketing digital para negócios do trade turístico

Cursos Online & Treinamentos

Ícone que representa o serviço de campanhas de marketing e anúncios para marcas de gastronomia e viagem

Anúncios e Campanhas

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments