O Turismo Gastronômico está em alta. Dentro deste segmento, é possível encontrar uma variedade de atividades voltadas para saciar a fome e a curiosidade de turistas, foodies e viajantes gastronômicos. Neste artigo explicamos o que é um Food Tour, conhecido também como Tour Gastronômico.

Um passeio no mercado é um exemplo do que é um food tour

O que é um Food Tour?

O Food Tour é um passeio guiado com o objetivo de apresentar a história e costumes de um povo através de sua cultura gastronômica. Conhecido também como Tour Gastronômico, um Food Tour inclui degustações gastronômicas relacionadas à uma temática específica e geralmente se concentra em uma determinada região da cidade ou nicho culinário.

Na maioria das vezes o Food Tour é feito a pé, porém existe também tours realizados de bicicleta, tuk-tuk, scooters, etc. O ideal é que o guia aproveite o percurso para contar um pouco da história e curiosidades dos locais por onde passam entre uma degustação e outra.

Exemplos mais comuns de Food Tours:

  • Pratos Típicos;
  • Comida de Rua;
  • Bebidas e Coquetéis;
  • Doces Tradicionais;
  • Centro Histórico;
  • Comida Indígena;
  • Mercado Municipal;
  • Bairro de Imigrantes;
  • Reconhecimento de PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Por que começar um Food Tour

Se você tem conhecimento da cultura gastronômica de determinado local, incluindo a sua tradição culinária e ingredientes, sabe muito bem da importância que muitos dos cozinheiros tradicionais, bares e restaurantes têm para a comunidade como detentores do patrimônio imaterial e saberes tradicionais.

Um Food Tour integra o turista com a cultura e o território local e evoca todos os sentidos do visitante. O segredo é entregar para o cliente uma experiência completa com sabor, cheiro, conhecimento e memórias afetivas.

Impacto Positivo

Todos queremos trabalhar com algo que deixe um legado ao qual nos orgulhamos. Organizar um Food Tour é uma oportunidade de fortalecer o orgulho na cultura local, apoiar o pequeno empreendedor e preservar a sua história valorizando assim seus costumes e tradições.

Leia mais: Os benefícios do Turismo Gastronômico

Como começar o seu próprio Food Tour

Se você pretende montar um Food Tour, saiba que hoje em dia é muito mais fácil empreender neste setor. Atualmente, o setor de Turismo conta com muitas plataformas digitais para alcançar o seu cliente e promover seu negócio a um custo baixo.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments