a travel journey

A Jornada de Compra do Viajante é composta por etapas que a pessoa percorre para tornar o desejo de viajar em realidade. Toda viagem começa com um sonho, é moldada em torno de um propósito e preferências pessoais e finalizada com experiências, que são compartilhadas com amigos, familiares e sites de avaliação online.

Se você quer atrair um viajante para a sua empresa, é importante entender o que significa cada etapa deste processo e como o seu negócio pode ajudá-lo ao longo da jornada.

As etapas da jornada de compra do viajante são:

  • Inspiração
  • Planejamento
  • Reservas
  • Experiência
  • Compartilhamento
entenda o que é a jornada de compra do viajante e os micro momentos

Inspiração

A fase de inspiração é o momento em que as pessoas estão sonhando com a viagem, avaliam opções e buscam informações sobre destinos sem um roteiro definido.

Se você é do trade turístico, por exemplo, faz receptivo ou tem uma pousada, publique conteúdo sobre a sua cidade e região, histórias, curiosidades, o que fazer, tente inspirar o viajante a conhecer o destino em que você está localizado. Utilize blogs e Instagram, compartilhe posts e stories das pessoas que visitaram a sua localidade, use hashtags e palavras-chave para ser encontrado.

O mesmo serve para agências de viagem. Crie conteúdo sobre os destinos, publique histórias inspiradoras, experiências que seus clientes tiveram nesses lugares e comece a atrair clientes desde o início da jornada de compra.

Planejamento

A etapa de planejamento começa logo após a escolha de um destino. Nessa altura as pessoas já tem uma idéia geral da viagem e agora é o momento de refinar as pesquisas para um planejamento mais focado e estruturado.

Na fase de planejamento são feitas pesquisas de passagens aéreas, acomodação, restaurantes e atividades turísticas. Você pode atrair viajantes neste momento criando conteúdo sobre as experiências que o destino oferece, roteiros, guias de pratos típicos, dicas de acomodação, qual a melhor época para visitar, etc.

Reservas

Se você esteve presente na fase de planejamento do viajante, grande chance que será considerado neste momento em que ele começa a efetuar suas reservas. Afinal, o conteúdo da sua empresa demonstrou que você conhece sobre o destino e ajudou o viajante com informações relevantes e no esclarecimentos de dúvidas.

No contrário, você pode concentrar seus esforços para a etapa em que o viajante começa a efetuar as reservas. Muitas vezes o turista já está no próprio destino quando busca por acomodação e experiências turísticas, aqui você pode criar campanhas no facebook utilizando geolocalização e ads pagos no Google para oferecer descontos especiais.

É nessas horas que a sua empresa precisa estar no mobile. Isso quer dizer, ter um site responsivo, estar cadastrada em apps de viagem, turismo e OTA’s, pois durante uma viagem muitas reservas são efetuadas diretamente pelo celular.

Experiência

Chegou o momento tão esperado, a viagem. Algumas reservas ainda podem acontecer nesta etapa, mas o ideal é que o viajante já tenha feito uma reserva com você e agora é preciso mostrar para o seu cliente que ele fez a escolha certa.

Se mantenha presente e forneça informações que facilitem a realização da viagem. As agências de viagem e turismo podem enviar atualizações sobre o destino, opções de upgrades, comodidades e sugerir experiências adicionais como por exemplo guias de restaurantes típicos, eventos locais, aulas de culinária, passeios guiados, dicas de transporte, etc.

Se você tem uma pousada, ofereça atividades extras para seus hóspedes e torne a experiência deles ainda mais imersivas.

Compartilhamento

A última etapa da jornada de compra do viajante é o momento em que ele compartilha as experiências que teve durante a viagem. Esse compartilhamento acontece em diferentes formatos, postagens em redes sociais, sites de avaliação, boca-a-boca para amigos e familiares.

E isso é ótimo para o seu negócio!

Crie estratégias para que as pessoas compartilhem as experiências que o seu negócio proporcionou, seja um passeio guiado, atividades na pousada, etc. Utilize as avaliações para fortalecer sua reputação online e compartilhe em suas mídias para inspirar outros viajantes.

Leia também: Como lidar com as avaliações negativas

Marketing Turístico Digital, como estar presente na jornada de compra do viajante

O Marketing Digital traz muitas referências que podem ser aplicadas no turismo. Durante a jornada de compra do viajante você pode implementar diversas estratégias de marketing de conteúdo para guiar a pessoa durante este processo, tirar suas dúvidas e convertê-la em cliente. Confira nossas dicas de marketing turístico digital e melhore a sua presença online.


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments