Se você é do trade turístico, sabe a importância de ter uma estratégia de marketing digital específica para o setor de turismo. Manter o negócio rodando e clientes satisfeitos será sempre prioridade, mas investir em ações que envolvem a prospecção de novos clientes também é essencial para qualquer negócio. Por isso, destacamos neste artigo várias dicas de marketing digital para o turismo.

Dicas de Marketing Turístico Digital

decole o seu negócio turístico com dicas de marketing digital para o turismo

Seja consistente na identidade visual

Identidade visual faz parte da estratégia de branding, ou seja, da gestão de sua marca.

Faça um manual da sua identidade visual. Defina os elementos que representam a sua marca como formas, cores, logos, estilo de fotos. Quanto mais fácil for para o consumidor reconhecer o seu negócio através de elementos visuais, melhor.

Tenha uma paleta de cor e seja consistente nas mídias sociais, cartões de visita, website e anúncios. Evite ser representado com cores e formas diferentes da sua paleta oficial.

Experimente criar uma paleta de cor com a ferramenta Coolors e materiais gráficos no Canva.

Crie personas

Uma maneira de criar mensagens de marketing mais eficientes é utilizando o conceito de personas.

A persona é uma representação detalhada do seu cliente ideal e super eficaz para estratégias de marketing de conteúdo e publicidade. Nós explicamos aqui como criar personas para negócios de turismo.

Tenha um site institucional

Não dependa somente das redes sociais para ser encontrado. Ter um site institucional é essencial para a sua presença online e você não precisa começar com uma estrutura complexa.

Se quiser, comece de maneira simples, por exemplo, com um site contendo uma única página informativa. Este estilo de site se chama one page site e nele você pode apresentar de maneira resumida a visão e valores da empresa, explicar sobre os produtos e serviços, compartilhar referências de clientes e incluir um formulário para contato.

O seu site precisa passar credibilidade e profissionalismo. Para isso deve ser visualmente agradável, fácil de navegar e com design responsivo para desktop e mobile.

Crie conteúdo para atrair clientes

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de inbound do marketing digital. Através de conteúdo relevante para o viajante, você demonstra conhecimento sobre o mercado em que atua, aproxima o público-alvo do seu negócio e consegue mapear potenciais clientes.

Desenvolva estratégias utilizando o conceito de funil de vendas e crie conteúdos que abordem as etapas da jornada de compra do viajante.

Implemente técnicas de SEO

O termo SEO significa Search Engine Optimization, traduzido como Otimização para Motores de Busca. As estratégias de SEO tem como objetivo melhorar o posicionamento do site nas pesquisas online (ex. Google, Bing, Yandex, etc) e contemplam desde a otimização de códigos e imagens do site à estrutura e conteúdo de texto.

A seguir algumas dicas básicas de SEO:

Escolha bem a palavra-chave (para sites e blogs)

A palavra-chave é o termo que representa o assunto principal do texto.

Faça sempre uma pesquisa para validar o volume de busca e a competitividade da palavra-chave que pretende utilizar. Na hora de desenvolver o seu texto, inclua também sinônimos e termos complementares. Por ex. agência de viagem e agência de turismo, operador turístico e operador de turismo, turismo gastronômico e turismo culinário.

Uma ferramenta muito prática que utilizamos para pesquisa de palavras-chave e dicas de SEO é o Ubersuggest.

Melhore a velocidade do seu site

A experiência do usuário é comprometida quando a página demora muito para carregar. Este é um fator crítico que pode influenciar o seu posicionamento no resultado das pesquisas. Uma dica para ganhar velocidade no site é otimizar as imagens, usar plugins de cache e CDN.

Para avaliar a velocidade do seu site e identificar pontos de melhoria utilize as ferramentas GTMetrix, PageSpeed Insights e Pingdom.

Utilize hashtags (para redes sociais)

O uso de hashtags (#) é uma estratégia de SEO para redes sociais. A hashtag ajuda a categorizar seu conteúdo para facilitar a busca em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, e outros.

Por exemplo, se a minha agência oferece uma experiência de turismo gastronômico, ao postar essa experiência no Instagram eu posso utilizar as hashtags #turismogastronomico, #foodtourism, #foodandroad, #travelforfood.

O importante é entender quais hashtags o seu público-alvo utiliza. Duas ferramentas para ter ideias de hashtags para o seu negócio são: All Hashtag e Seekmetrics.

Interaja nas mídias sociais

Além de ser um canal para divulgar o seu negócio e gerar tráfego para o seu site, as mídias sociais te aproxima do seu público-alvo e clientes. Essa interação também ajuda a validar os personas do seu negócio.

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais, mas considerando o setor de turismo, vale a pena utilizar pelo menos o Facebook e o Instagram. Além disso, os grupos no Facebook são ótimos para conhecer as dúvidas e necessidades dos seus clientes, muitos viajantes buscam conselhos e informações sobre viagem e turismo nestes grupos.

Lembra do que falamos sobre identidade visual? Ao criar perfis em mais de uma mídia social, seja consistente no visual das postagens. Aproveite e crie um calendário editorial para planejar e organizar as postagens em cada plataforma.

Incentive seus clientes a fazer avaliações online

Nada melhor que boas avaliações para fortalecer a sua reputação online.

Envie para o seu cliente um e-mail com o link onde ele possa ir diretamente a página de avaliação, por exemplo do Google Meu Negócio, Facebook, TripAdvisor, Booking, etc. É muito importante que você gerencie essas avaliações e tome ações. Responda aos comentários e seja construtivo no caso de avaliações negativas.

Email marketing

Essa é uma excelente oportunidade para se aproximar das pessoas de maneira mais assertiva e personalizada.

O email marketing é uma estratégia de comunicação através de e-mails concedidos voluntariamente pelas pessoas que têm interesse no seu conteúdo e serviços. Normalmente as pessoas oferecem seus emails através de cadastros no site da empresa ou na contratação de serviços.

Na hora de implementar o email marketing, estruture e planeje o conteúdo. Isso envolve definir a frequência, horário, estilo e mensagem dos emails de acordo com o seu persona. Você pode enviar mensagens diferentes para cada grupo de interesse de acordo com a sua segmentação.

Construa uma lista de emails e agrupe os contatos com interesses semelhantes. Automatize o envio destes emails com uma ferramenta especializada de email marketing, por exemplo o Mailchimp.

Os tipos de e-mail marketing mais comuns para empresas de turismo são:

  • Newsletter;
  • E-mail promocional;
  • Atualizações no site ou blog;
  • Eventos e campanhas.

Anúncio Pago em Mídias Sociais e Mecanismos de Busca (SEM)

Mesmo que o site tenha um bom posicionamento em motores de busca, o tráfego pago te coloca em um patamar de destaque nos resultados de pesquisa. É uma boa estratégia para campanhas promocionais e para quem busca crescimento rápido.

Os serviços de anúncio pago mais utilizados por negócios turísticos são: Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. A escolha entre as plataformas depende do seu persona, conteúdo e objetivo do anúncio.

Geralmente, você pode optar entre dois métodos:

  • CPC – Custo por Clique: Você paga quando alguém clica no seu anúncio;
  • CPM – Custo por Mil impressões: Você paga para alcançar um número de pessoas sem relação se alguém clicou ou não no seu anúncio.

Existe uma diferença entre anunciar em mídias sociais e anunciar em mecanismos de busca, conhecido como SEM.

Anúncios em mídia social permite que você segmente seu público de diversas maneiras e o seu anúncio aparece para eles quando acessam seus perfis. Já no marketing para mecanismos de busca, para ser encontrado, depende do usuário em utilizar as palavra-chaves que você definiu.

Tenha uma estratégia de marketing digital

O marketing digital é bem dinâmico, desenvolva uma estratégia de marketing digital e procure estar sempre atualizado com as boas práticas do turismo.


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments