desenvolver produto para o turismo gastronômico

O turismo gastronômico é um mercado em ascensão. Não é a toa que este tipo de turismo já consta nas estratégias de desenvolvimento de muitos destinos turísticos e atrai cada dia mais empreendedores. 

O interessante é que a relação entre turismo e gastronomia está longe de ser uma novidade, o que mudou foi a forma que esta relação é vivenciada. Hoje, turistas buscam por experiências mais locais e imersivas e foi através deste olhar que o turismo gastronômico se reinventou. 

Por definição, quando falamos em desenvolver produtos ou experiências do Turismo Gastronômico, nos referimos a qualquer atividade que envolva a apreciação e o consumo de alimentos e bebidas que valorizam a identidade e ingredientes de um local. Na prática, é o que chamamos de experiências gastronômicas.

O desafio é como desenvolver experiências que sejam únicas e memoráveis

Se você quer empreender neste segmento, é importante entender que apesar de ser um mercado em crescimento, para se destacar é importante desenvolver atividades e serviços que tragam experiências únicas. Afinal, estamos falando de um setor plural, onde diferentes tipos de negócios e organizações podem atuar: restaurantes, escolas de culinária, fazendas, hotéis, operadores de passeios turísticos, produtores de eventos, comunidades, vilas, só para nomear alguns. E pluralidade é sinônimo de criatividade.

Leia mais: Como montar aulas de culinária para turistas

Para te ajudar, listamos 5 fatores chave para desenvolver uma experiência gastronômica de sucesso.

Autenticidade

A maioria dos viajantes buscam experiências que não fazem parte de seu cotidiano. Essas experiências ganham valor quando são autênticas. Entregar um serviço ou produto que inclua ingredientes locais e demonstra os costumes e hábitos alimentares traz autenticidade para a experiência.

Valorização do Patrimônio Gastronômico

Toda comida vem acompanhada de uma história. A cultura gastronômica de qualquer região é determinada pela disponibilidade de seus ingredientes locais e migrações ao longo da história. O patrimônio gastronômico é único.

Valorizá-lo, suporta o desenvolvimento de um turismo gastronômico diferenciado. Pesquise sobre a história de sua região e como ela influenciou a culinária e os hábitos alimentares. Alinhe esses pontos com o seu produto e trabalhe na comunicação de maneira consistente e coerente.

Interação com Pessoas Locais

O vínculo com a comida é linguagem universal. Independente de onde você veio, a comida com certeza faz parte da sua história. Podemos dizer que a comida é o idioma comum e o turismo gastronômico é uma ferramenta capaz de conectar as pessoas através do alimento.

Essa é uma oportunidade única para os viajantes. É justamente isso que muitos buscam: uma oportunidade de interação com pessoas locais. Garanta que a sua atividade ou produto ofereça essa conexão e troca cultural.

Sustentabilidade + Responsabilidade

No geral, o viajante gastronômico é consciente e valoriza a sustentabilidade. Contribua no desenvolvimento de um turismo responsável, criando produtos e atividades que valorizem os produtores locais e com processos que preservem o meio ambiente.

Não deixe de incluir estes itens na proposta de valor e na comunicação do seu produto. Desta maneira, além do seu negócio gerar um impacto positivo na sociedade, também contribui para conscientizar os turistas sobre ações responsáveis e se sentirem parte desta transformação.

Segurança alimentar e higiene

No turismo gastronômico a segurança alimentar é um dos itens mais importantes. Não estamos falando sobre aspectos culturais, mas em entender padrões de higiene e incluir boas práticas na preparação dos produtos. Para te ajudar, dê uma olhada na ISO 22000.

Pronto, agora você já sabe alguns dos principais fatores de diferenciação que o seu produto deve ter

Os produtos e atividades do turismo gastronômico são baseados em experiências.

Para desenhar experiências você precisa entender os interesses e perfis dos seus clientes. Entre em mais detalhes sobre o seu público-alvo e crie personas para o seu negócio.


COMO PODEMOS TE AJUDAR

Ícone que representa o serviço de consultoria e mentoria de negócios para desenvolvimento do turismo gastronômico

Consultoria & Mentoria

Icon representing the creation of content for gastronomy, food and travel tourism

Criação de Conteúdo

Ícone que representa o serviço de Palestras e Workshops sobre Turismo Gastronômico e de Experiência

Palestras & Workshops

Ícone que representa o serviço de curadoria de experiências de turismo gastronômico

Curadoria de Experiências

Ícone que representa os cursos online de turismo gastronômico e marketing digital para negócios do trade turístico

Cursos Online & Treinamentos

Ícone que representa o serviço de campanhas de marketing e anúncios para marcas de gastronomia e viagem

Anúncios e Campanhas

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments