Imagem com o desenho de 3 fichas de perfil ilustrando como criar personas para o turismo

Se você trabalha com turismo e busca entender (e atender!) bem o seu cliente, um dos melhores caminhos é criar personas. Essa ferramenta é essencial para a construção de uma estratégia de marketing e vendas e no desenvolvimento de produtos de sucesso. Neste artigo, você vai aprender o que é persona e como aplicar este conceito no turismo de maneira prática e funcional.

Não se esqueça de baixar o nosso guia com um modelo editável para criar o seu próprio persona de turismo.

Fazer download do [ Guia + Template ]

O que é Persona?

No marketing digital, personas são representações semi-fictícias e generalizadas dos seus clientes ideais. Além de dados demográficos, estes perfis contêm informações sobre comportamento, interesses e desafios específicos de cada tipo de cliente.

Gosto de dizer que criar personas é como traçar o perfil daquele cliente que você adora e tem tudo a ver com o seu negócio. Você quer atender este perfil tão bem a ponto de atrair mais clientes como ele.

Este conceito é muito utilizado no Marketing Digital com o objetivo de personalizar a criação de conteúdo e mensagens de marketing e vendas, mas ele também pode ser utilizado em outras atividades do seu negócio, como desenvolvimento de experiências e atendimento à clientes.

Dependendo da área de atuação, o termo persona pode ter uma nomenclatura específica, por exemplo: buyer persona (gestão e vendas), marketing persona (marketing), user persona (ux-designer), avatar, etc.

Qual a diferença entre personas e público-alvo?

O público-alvo define a parcela da sociedade que representa seus clientes potenciais. Algo como:

  • Turistas estrangeiros, homens ou mulheres, acima de 25 anos, língua inglesa, alto poder aquisitivo, aventureiros e adoram conhecer a gastronomia local.

Já a persona, funciona como uma maneira de humanizar o seu público-alvo criando um perfil individual e mais detalhado. Para isso, é preciso definir uma pessoa estratégica dentro desse público, e então, criar um perfil fictício detalhando seus interesses, comportamentos, expectativas e necessidades. 

Desta forma fica muito mais fácil atender a necessidade desse cliente. Quer um exemplo de persona para a indústria de turismo? Conheça a Bianca, a empresária viajante.

  • Bianca, 32 anos, solteira, muito extrovertida, adora sair com as amigas para dançar e conhecer novos restaurantes. Ela é uma gerente regional que viaja 2-3 vezes por mês a trabalho. Durante estas viagens, se sente muito sozinha e acaba trabalhando mais do que deseja ao invés de descansar e curtir o destino durante o tempo livre. Adoraria encontrar mais oportunidades para  equilibrar a sua rotina de trabalho durante as viagens.

Mais detalhes sobre a Bianca (exemplo de persona) na imagem abaixo:

Ilustração de modelo preenchido de perfil de persona para turismo: Bianca, uma empresária viajante

Clique na imagem para baixar este modelo gratuito e crie personas de turismo

Analisando este perfil, ficou muito mais fácil entender que tipo de produto eu preciso desenvolver para atender as necessidades da Bianca. Este modelo me ajuda a definir também quais canais de mídia posso utilizar para me comunicar com ela e que tipo de mensagem chamaria mais a sua atenção. Esse é o poder de criar personas para a sua estratégia de negócio.

Como criar personas para negócios de turismo

Quanto mais próximo da realidade for o seu persona, melhor. Para isso, recomendo seguir as seguintes etapas:

Defina as informações relevantes

A primeira etapa para construir personas é entender que tipo de informação é relevante. As perguntas que você deve fazer para definir o persona variam de acordo com o perfil de cliente e negócio turístico. Por exemplo, se o seu negócio é uma agência de viagens que atende diretamente os viajantes, você pode pensar em perguntas como:

  • Como é essa pessoa no dia a dia?
  • Como é sua personalidade?
  • Quais são seus interesses?
  • Com quem essa pessoa costuma viajar? 
  • Como ela pesquisa sobre viagens?
  • Como é o seu processo de decisão para escolher um destino?
  • O que importa para ela durante uma viagem?
  • Que tipo de conveniência ele não abre mão mesmo estando fora de casa?

Agora, se você é operador turístico que atende e negocia diretamente com outras agências, é interessante ter um persona que represente a agência como seu cliente. 

  • Que função essa pessoa tem na agência?
  • Quais são seus maiores desafios no trabalho?
  • Qual o seu poder de decisão dentro da empresa?
  • Que tipo de parceiros ela gosta de trabalhar?
  • Como ela se mantém atualizada sobre o mercado? Quais canais ela utiliza?
  • Como ela encontra novos fornecedores?
  • O que ela está buscando?

Pesquise e Colete dados

As personas mais fortes são aquelas construídas com base em pesquisa de mercado e percepções coletadas da sua base clientes. Existem várias maneiras de conseguir essas informações através de:

  • Entrevistas com clientes existentes e potenciais;
  • Análise de base de dados de clientes (CRM);
  • Análise de perfil de seguidores nas mídias sociais;
  • Pesquisas de satisfação de clientes;
  • Conversar com a equipe de vendas e atendimento;
  • Ajustar formulários de contato do seu site para coletar informações;
  • Estudar competidores;
  • Estudos de mercado sobre tipos de viajantes.

Leia também: Quem são os viajantes gastronômicos.

Construção da Persona

Agora é hora de juntar essas informações, analisá-las e começar a desenhar os perfis. Comece escolhendo um nome e uma foto ou ilustração que represente o seu cliente, em seguida, utilize as respostas que você definiu como relevantes para criar o perfil do seu cliente ideal. 

Se ainda tiver algumas dúvidas sobre o perfil, não se preocupe. Você pode criar uma persona inicial e ajustar as informações à medida que faz algumas validações. Além disso, você não precisa ter clientes reais para utilizar essa ferramenta, caso ainda esteja planejando ou apenas começando o seu negócio.

Dica: Comece com 2 a 4 perfis, crie ações de marketing e teste suas persona, vá ajustando e criando novas conforme a necessidade

E agora? Como posso usar as personas no setor de Turismo

Agora que você tem tanta informação boa e bem organizada, é possível usá-la de inúmeras maneiras para melhorar suas estratégias. Utilize o conceito de persona para personalizar suas campanhas de marketing, criar conteúdo para atrair os clientes certos e desenvolver produtos e experiências especiais para atendê-los.

Para te ajudar a criar suas personas, fizemos um guia prático com template editável. 

Banner - Clique e faça download de um guia prático com template - Aprenda a criar personas para o turismo

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments