visita a produtor local como atividade do turismo gastronômico
Visita a uma plantação de pimenta preta na cidade de Kampot, Camboja.

Com o crescimento do turismo, surgem a cada dia novos modelos de experiências e atividades do turismo gastronômico. Mas o que significa tudo isso? Em geral, significa oferecer experiências que utilizam a comida como meio de conexão com a cultura local e com a biodiversidade do destino. Experiências gastronômicas que abrem portas para novos aprendizados e estimula negócios mais orientados para as pessoas e seu patrimônio imaterial.

Selecionamos aqui algumas atividades do turismo gastronômico para ajudar quem deseja incluir experiências gastronômicas em seu negócio de turismo, expandir as atividades de seu negócio com experiências gastronômicas ou apenas entender melhor o que é turismo gastronômico.

Exemplos de Atividades do Turismo Gastronômico

Tour Gastronômico (tour de comidas ou bebidas)

São passeios guiados em estabelecimentos gastronômicos, tais como restaurantes típicos, mercados locais e feiras de rua. Normalmente, os roteiros são temáticos e buscam trazer uma imersão, por exemplo: tour em estabelecimentos tradicionais de um bairro específico, tour centrado em comida de rua, tour para explorar comidas exóticas, tour de lanches típicos, etc.

Uma excelente maneira para o turista aprender sobre a cultura gastronômica do destino, além de provar iguarias locais de forma educativa, segura e descontraída.

Aulas de Culinária

Uma das atividades do turismo gastronômico que tem conquistado cada vez mais turistas. As aulas de culinária, além de oferecer aprendizagem na prática, também cria um ambiente sociável e de entretenimento. O público que participa deste tipo de atividade varia desde entusiastas gastronômicos, chefs profissionais até famílias e grupos de amigos que buscam aprender algo novo enquanto preenchem suas agendas durante uma viagem.

Sessões de Degustação

Esta atividade é famosa principalmente no mundo das bebidas como por exemplo as degustações de vinhos, cervejas e destilados. São sessões onde diferentes amostras de bebidas e comidas são apresentadas e provadas para aprender, reconhecer e avaliar suas principais características.

Visitar Produtores Locais

Da plantação à produção de alimentos e bebidas, muitos visitantes se interessam em conhecer mais sobre o processo produtivos dos alimentos. A visita pode ser guiada e organizada pelo próprio estabelecimento ou em alguns casos as agências especializadas são responsáveis por transmitir a informação sobre o processo produtivo. São exemplos: visitar produções de mel, queijo, vinho, plantações de frutas, etc.

Seguir Rotas de Produtos

Uma das maneiras de promover visitas a produtores locais, é através do desenvolvimento de Rotas em regiões reconhecidas por determinado produto. As rotas podem ser exploradas de maneira independente pelo viajante ou através de tours. Normalmente são baseadas em muita informação histórica e atual sobre a região e a comunidade de produtores e é aperfeiçoado com um trabalho em conjunto do setor público com o privado. Exemplos são rotas do café, vinho, queijo, campos de arroz, etc.

Comer em Restaurantes Tradicionais

Comer em restaurantes locais que oferecem comida típica de uma região específica e que trabalham para a valorização de sua cultura e biodiversidade também é fazer turismo gastronômico responsável. Uma excelente maneira de apresentar para o turista pratos típicos com receitas tradicionais e originais.

Eventos Gastronômicos e Festivais Culturais

Hoje em dia, muitas cidades possuem algum evento gastronômico ou festival cultural com barracas de comidas típicas. Além de eventos específicos de gastronomia, quando um festival cultural oferece uma boa oferta de comidas e bebidas de maneira a valorizar alguma região ou tipo de comida também é turismo gastronômico.

Visitar Feiras e Mercados Locais

Um exemplo clássico. Visitar mercados locais é uma excelente oportunidade de fazer os viajantes experimentarem os ingredientes e aprenderem mais sobre a biodiversidade local, além de promover interação com produtores e a comunidade local. As visitas podem ser feitas de maneira independente ou guiadas. Muitas aulas de culinária começam com visitas a mercados locais.

Oficinas e Workshops para ensinar Produção Artesanal

Programas educativos – curtos ou longos – que ensinam para o viajante como fazer produtos locais de maneira artesanal. Perfeito para pessoas que gostam de reproduzir os aprendizados após voltarem para casa.

Use a sua criatividade

Estes foram apenas alguns exemplos de atividades do turismo gastronômico que tem atraído muitos turistas, seja de forma independente ou através de agências. O importante é ser criativo e não se esquecer que turismo gastronômico deve contar histórias do destino através de comidas, bebidas e tradições relacionadas.

Uma experiência que ativa todos os sentidos, se torna uma experiência agradável e memorável. Se essa experiência traz uma história que carrega a identidade local, ela se torna única e autêntica. Utilize estes atributos, valorize as comunidades locais, a sua história e o entorno. Assim você estará criando experiências transformadoras para o viajante além de experiências com impactos positivos para o destino.

Quer mais dicas de como desenvolver experiências e produtos para o turismo gastronômico?


COMO PODEMOS TE AJUDAR

Ícone que representa o serviço de consultoria e mentoria de negócios para desenvolvimento do turismo gastronômico

Consultoria & Mentoria

Icon representing the creation of content for gastronomy, food and travel tourism

Criação de Conteúdo

Ícone que representa o serviço de Palestras e Workshops sobre Turismo Gastronômico e de Experiência

Palestras & Workshops

Ícone que representa o serviço de curadoria de experiências de turismo gastronômico

Curadoria de Experiências

Ícone que representa os cursos online de turismo gastronômico e marketing digital para negócios do trade turístico

Cursos Online & Treinamentos

Ícone que representa o serviço de campanhas de marketing e anúncios para marcas de gastronomia e viagem

Anúncios e Campanhas

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments